sexta-feira, 1 de abril de 2016

Entendendo Emojis

Olá, pessoal! Hoje vou falar um pouco sobre aquele teclado cheio de desenhos que temos no celular, os emojis.

Desde as primeiras semanas aqui no Japão, passei a ter momentos de surpresa ao entender o significado de alguns emojis, já que a criação destes caracteres é de origem japonesa.

Sendo assim, resolvi escolher alguns deles para explicar o significado. Se você tem dúvida sobre algum que não esteja aqui, entre na página do Emojipedia (em inglês): http://emojipedia.org/

Vamos aos emojis!

Este gesto significa "não" (Dame), na linguagem corporal japonesa. Aqui não existe o "não" com indicador levantado, igual fazemos no Brasil. Eles sempre cruzam os braços desta forma.

Esta mochila é chamada de "randoseru" e é uma tradição no Japão. Usada durante todo o ensino fundamental, é feita de couro, é cara e normalmente é um presente dos avós. Saiba mais em: http://g1.globo.com/jornal-nacional/videos/t/edicoes/v/criancas-japonesas-usam-sempre-mochilas-iguais-que-duram-anos/4805821/

"Mizaru, Kikazaru, Iwazaru" são os três macaquinhos que representam não olhar, não escutar e não falar nada que seja do mal. São muito famosos na cidade de Nikko.

Este cão é da raça Akita, muito comum no Japão, sendo muito famosa pelo filme "Para sempre ao seu lado".

Esta é a sakura, a flor da cerejeira, um dos símbolos mais famosos que representam o Japão.

Esta onda é parte do quadro (feito em xilogravura) chamado "A grande onda de Kanagawa", feito entre 1830 e 1833 pelo artista Katsushika Hokusai.

Este melão é bem diferente dos que estamos acostumados a consumir no Brasil. Os japoneses adoram esta fruta, mas só quem tem muito dinheiro consegue comprar, pois pode custar entre 300 e 500 reais, dependendo da época!

Aqui temos três tipos de comida. O primeiro é o tradicional Ramen, que conhecemos como miojo, mas que aqui é preparado e servido de maneira diferente,  na maioria das vezes. O segundo não especifica a comida que tem dentro, mas parece ser a Missoshiru, que é a tradicional sopa de soja com legumes e algas, consumida em quase todas as refeições diárias dos japoneses. O terceiro não é um biscoito doce, como sempre pensei! É kamaboko, uma massa de peixe que se come fatiada, mergulhada nas sopas. Essa em formato espiral, como no emoji, recebe o nome de Narutomaki, por lembrar os redemoinhos na cidade de Naruto.

Agora quatro tipos de comida: o primeiro é Bento, que não é comida, mas sim a marmita que os japoneses carregam pro trabalho ou escola com muito orgulho, todos os dias. O segundo, que eu sempre achava que era arroz e feijão, é arroz com Kare, o famoso curry, que normalmente acompanha algum tipo de carne. O terceiro é Onigiri, que nada mais é do que arroz recheado com alguma coisa (peixe, frango, legumes, etc) e coberto com alga (nori). O quarto é apenas arroz cozido (Gohan), o alimento mais consumido e apreciado no Japão, puro, simples e sem tempero.

Mais comida! O primeiro é Senbei, biscoito de arroz envolto em alga. O segundo é Oden, um espetinho salgado que normalmente leva massa de peixe, nabo e ovo. O terceiro é Dango, um espetinho doce feito de goma de arroz (chamada de Mochi) que pode ter cores variadas de acordo com os ingredientes usados (o verde é de chá verde e o rosa ainda não identifiquei...hahaha...mas adoro!)


Agora, bebidas. O primeiro é uma garrafa e um potinho de beber Sake (Saquê, no Brasil). O segundo é chá verde (aqui chamado de Matcha).

Torre de Tóquio ou Tokyo Tower, como preferirem. NÃO É A TORRE EIFFEL! Cansei de ver gente indo a Paris e colocando este emoji nas fotos...

Monte Fuji, o maior do Japão, é um vulcão com mais de 3700m de altitude.

O primeiro é Tsukimi, celebração de observar a lua no outono, com as oferendas de dango e grama Susuki. O segundo, pra quem nunca prestou atenção às aulas de Geografia (cof, cof, cof...) é um mapa do Japão!

Modelo de castelo na tradicional arquitetura japonesa.

Correios do Japão. Este símbolo vermelho representa o katakana テ (te), que é uma das sílabas da palavra "tegami", que significa "carta".

Torii, o tradicional portal dos templos xintoístas.

O primeiro representa as bandeiras de carpa, erguidas no dia das crianças (originalmente dia dos meninos), Kodomo no Hi, que é em 5 de maio. As carpas representam a força e a coragem para alcançar objetivos, pois há uma lenda em que uma carpa nadou contra a corrente e conseguiu se transformar em um dragão. O segundo representa as bonecas do dia das meninas, ou Hina Matsuri, comemorado em 3 de março.

Maru (O) e Batsu (X) são os símbolos que representam certo e errado, respectivamente. Em uma prova, por exemplo, ver um círculo ao lado da resposta significa que ela está correta.

O último símbolo que escolhi para esta postagem é muito utilizado nos mapas turísticos e representa as saunas públicas, chamadas de Onsen.

Espero que tenham gostado de aprender um pouco mais sobre o Japão com esta forma moderna e divertida de se expressar!

Até breve! Matane...またね